A polêmica do COEXIST

Tenho ouvido várias reclamações sobre a campanha COEXIST que o Bono tem feito, em prol de uma relação pacífica entre as três religiões (cristianismo, judaísmo e islamismo), em nome das quais as principais guerras estão sendo justificadas.
O que me entristesse, embora seja compreensível, é que, normalmente, esse posicionamento contrário à campanha seja tomado por grupos evangélicos, aqueles que deveriam entender mais profundamente os conceitos de amor e graça.
Abaixo, transcrevo um texto escrito pelo Steve Stockman, autor do livro Walk On, que foi postado no website do autor, em resposta a alguns desses emails que ele recebeu. Minha tradução é livre e o texto original pode ser lido aqui.
850 Words of Relevant - Uma resposta
Minha caixa de emails estava mais cheia essa manhã. Parece que um artigo na 850 Words of Relevant, uma newsletter cristã eletrônica, que escrevi sobre o U2 e o livro Walk On, torceu o nariz e levantou a sobrancelha de muitas pessoas fãs do U2...
Tara Leigh Coble escreveu:
"Após cinco músicas do repertório do show, Bono parou e colocou uma faixa na cabeça com algo escrito. Eu me espichei toda para ver o que estava escrito: COEXIST.
Coexistência é uma grande idéia. Eu apoio totalmente a filantropia pacífica que Bono tem encorajado e, aquilo pareceu uma outra forma dele divulgar a mensagem.
Até que começou a parecer mais uma mensagem política. O "c" na palavra COEXIST era a lua crescente do islamismo, o "X" a estrela de Davi e o "T" a cruz de Cristo. Bono apontou para os símbolos na sua faixa - primeiro para a cruz, depois para a estrela e, então para a lua crescente - e, começou a repetir: 'Jesus, Judeus, Maomé - todos verdadeiros. Jesus, Judeus, Maomé - todos verdadeiros'.
Ele repetiu aquelas palavras, como um mantra, e algumas pessoas começaram a repetir, junto com ele. De repente desejei sumir. Estaria Bono, supostamente meu irmão em Cristo, pregando algum tipo de universalismo (doutrina teologica que diz que todos serão salvos)? Em um estalar de dedos, me transformei de uma pessoa que concordava com ele sobre uma coexistência cristã para uma desesperada pelas coisas mentirosas e sem nenhuma relação com meu Deus, que ele dizia ali. O que estava acontecendo? E se ele acreditasse que todos os caminhos levam a Deus e que o cristianismo é apenas um caminho particular? Será que o universalismo e o verdadeiro cristianismo são mutuamente excludentes?
Sempre ouço comentários sobre as coisas que Bono afirma sobre sua fé, tenho lido livros, e olhado minuciosamente tudo que ele tem dito, tentando achar alguma coisa que torne a fé que ele possui algo claro. Por anos, tenho "adorado" ele e abraçado a idéia de que ele é um crente como eu. Afinal, ele se identifica com o cristianismo, não é? Quando ele declarou aquela mentira tão claramente, aquilo me devastou. Foi, sem dúvida alguma, a mais perturbadora experiência da minha vida, um banho de água fria. Eu olhava em minha volta e via as pessoas cantando em coro com ele - foi horrível e belo ao mesmo tempo. Unidade pode ser algo tão persuasivo. Aquilo me fez pensar num mundo com uma só religião e como isso pareceria benigno e belo se olhado de fora, também. Até comecei a imaginar se o universalismo poderia ser o veneno que nos levaria para aquela religião. Todas aquelas coisas estavam ecoando em minha mente”.
Imagino que, já que sou reconhecido como “um grande CDF sobre as coisas do U2”, que seja o primeiro a receber o ódio e o questionamento dessas pessoas. Mesmo assim, existe algo que me conecta mais intrinsecamente a esse tema; Relevant que me me mandou esse artigo é minha editora e está distribuindo exemplares do livro Walk On àqueles que reclamaram do artigo! Existem outros problemas levantados pelo artigo e pelo fato de que a Relevant o publicou. Eu tratarei com o lado da Relevant diretamente com a editora, então deixe me, simplesmente tratar de como isso afetou o entendimento sobre o U2 e o cristianismo.
O U2????... Para ser honesto, isto já está cansando e, talvez mais ainda, quando você gastou os últimos cinco anos escrevendo livros e acompanhando, ao redor do mundo, tudo o que havia sido dito sobre a fé do U2, e enquanto isso cristãos evangélicos ainda tentam desmoralizar Bono. Vamos tratar sobre a verdade da faixa COEXIST daqui a pouco, mas antes vamos ver o que Bono tem dito, nesse ano, sobre sua fé cristã.
Numa recente edição da Revista Q ele falou bastante sobre sua oração de conversão, quando disse a Deus que ele estaria disposto a qualquer coisa que Deus tivesse pra ele. Algumas semanas depois daquilo ele juntou-se ao U2 e começou a namorar Alison Stewart, sua futura esposa e companheira de vida. Respostas rápidas e significativas a suas orações! Ele disse ainda: “eu não poderia abandonar minha fé. Mas o mais interessante é que eu acho que Deus é que não me deixaria ir”.
Um mês antes, na revista Rolling Stone ele falou extensamente sobre sua vida espiritual, a Bíblia e como aquela fé era como uma variedade do cristianismo. Ele citou a maravilha da encarnação, “e eu acredito na genialidades poética de um criador que decidiu expressar tão infinito poder através do nascimento de uma criança em uma manjedoura, ou seja, pra mim, a historia do Cristianismo faz todo o sentido”.
Talvez a mais significante expressão de sua fé veio no livro Bono in Conversation with Michka Assayas. Com infindáveis citações de histórias bíblicas e profundas buscas no Velho e no novo Testamento por sabedoria, Assayas sente-se desconfortável pelas infindáveis referências das escrituras e, por não acreditar naquilo que Bono acredita. É uma conversa extremamente intimista onde achamos Bono próximo de explicar sua fé. A divindade de Jesus e os efeitos da cruz são definidos com uma apologia a la CS Lewis, mas talvez uma das mais poderosas observações é sobre a relação entre o Karma e a Graça.
Ele diz: “Eu realmente acredito que fomos tirados do reino do Karma para o reino da Graça... Você vê no centro de todas as religiões a idéia do Karma. Você sabe, o que você faz vai voltar para você: olho por olho, dente por dente, ou lembrando da física, toda ação produz uma reação igual e oposta a ela. Fica claro pra mim, que o Karma está no centro do universo. Tenho certeza absoluta disso. E, mesmo assim, surge a idéia da Graça pra questionar toda idéia de que “você colhe o que planta”. A graça desafia toda lógica e razão. O amor interrompe, se você desejar, as conseqüências dos seus atos, e isso, no meu caso é realmente uma grande notícia, porque tenho feito muitas coisas estúpidas... Eu estaria em grandes problemas se o Karma fosse, no final das contas, o que iria me julgar. Estaria “ferrado”. Isso não me exime dos meus erros, mas estou totalmente dependente da Graça. Me apego ao fato de que Jesus levou meus pecados na cruz, porque sei quem eu sou, e espero que eu não tenha de depender da minha religiosidade”.
Isso é bem explicito e claro e tem tudo a ver com várias coisas no texto da Tara. Primeiramente, isso deve explicar a ela onde está Bono em relação a fé cristã. Se é através da graça e não das obras (ou karma) então parece que ele é dependente da coisa certa; o favor imerecido de Deus o redimiu na cruz. Em segundo lugar, isso mostra o que Bono acha da sua fé cristã comparando-a com as outras crenças. Até onde eu saiba, a única que oferece Graça é o cristianismo. Bono nunca compartilhou nenhum compromisso com qualquer outro tipo de sistema de crenças a não ser o cristianismo. Ele nunca se achegou a nenhuma religião ligada a nova-era ou a “auto-ajuda de supermercado”.
Na verdade, ele sempre se mostrou desconfiado de todas as religiões, incluindo o cristianismo institucionalizado, embora tenha se reconciliado com alguns de seus representantes nos últimos anos. Então, a idéia de que no show, Bono estaria pregando a favor de todas as religiões isso seria contra todos os sentimentos e inclinações com as quais ele tem lidado e dito nos últimos 25 anos e, afirmar que ele acredita em tudo, da mesma forma, seria uma contradição ao seu discurso espiritual mais atual.
O que Tara precisa fazer é perguntar o por quê? Por que estaria Bono usando aquela faixa na cabeça? Qual era seu objetivo? O que isso estaria relacionado com a fé no cristianismo que Bono obviamente tem? Um pouco mais de pesquisa teria ajudado-a a iluminar-se. Seu artigo surge logo após o lançamento do DVD oficial da turnê Vertigo. Fui direto para aquele documentário a fim de permitir que as palavras de Tara fossem confrontadas com os fatos. Rapidamente descobri que Bono disse, pelo menos em Chicago, “Jesus, Jew, Mohammed... it’s true... all sons of Abraham”. (Jesus, Judeus, Maomé... todos verdadeiros... todos filhos de Abraão). E, realmente tudo isso é verdadeiro. Não é? (Maomé representaria os mulçumanos que descendem de Ismael, filho de Abraão). Claro que quando eu assisti a mesma cena em Vancouver, em Abril, eu estava pesquisando para a edição revisada do Walk On e já tinha documentado a idéia de Bono de um museu na Europa que traria todos os três ancestrais de Abraão juntos, para ver o que eles teriam em comum na sua origem. Isso faz parte da busca de Bono, pela paz mundial. Ele deseja que vejamos qual é, realmente, a verdadeira história sobre as três crenças que estão criando todas as tensões entre cada um deles nesse momento da história.
Então, ao percebermos a motivação do Bono e pegarmos uma citação mais acurada e correta deveríamos seguir adiante e tentar aprender alguma coisa sobre o Cristianismo e como ele se relaciona com o nosso tempo. Num mundo pós-moderno (termo genérico, mas espero que você saiba sobre o que estou falando) nós não definiremos, ou acharemos poder, naquilo que não somos ou naquilo contra o que lutamos. O texto da Tara demonstra uma insegurança do cristianismo evangélico que precisa ser deixado de lado. Na nova dispensação, temos que começar acreditando que a Verdade é forte o suficiente. Não temos que amaldiçoar todas as outras coisas para sermos salvos. Ser salvos já irá amaldiçoar o que precisa ser amaldiçoado. Os salvos serão salvos e ponto. Temos que começar a refletir o lado positivo, que muda vidas e transforma sociedades, do poder de Cristo. Se fizermos isso, não teremos que insultar ou rebater nossos vizinhos de outras crenças. É uma questão de fé. Ou ela é forte o suficiente e verdadeira, ou não é. Se nossa fé é fraca então, talvez, teremos que esbravejar nos púlpitos tudo o que pode nos ameaçar.
Em todos os aspectos da sua vida, Bono decidiu ser amigável. Ele tem relacionamentos com ateus, hedonistas, drogados, promíscuos, belicistas, capitalistas egoístas, fascistas, marxistas... você pode escolher. Isso é COEXISTência! O que ele decidiu fazer com esse vasto leque de seres humanos é reconhecer que todos eles foram criados a imagem e semelhança de Deus e que foram amados pelo mesmo Deus a ponto dele se tornar uma criança numa manjedoura e um homem numa cruz, por eles. Ao não se distanciar dessas pessoas, pela fé que professam ou pelas suas decisões comportamentais, Bono tem se tornado uma voz a clamar entre aqueles a quem ele acredita que Jesus está se movendo. Ele acredita que a verdade que ele prega entre eles sobre uma imensidão de problemas é verdadeira o suficiente para exercer um grande poder de mudança.
Claro, que nos dias de Jesus, havia aqueles que questionavam sua aproximação liberal junto aos coletores de impostos, prostitutas e pecadores; Bono tem a marca de PECADOR nas taxinhas da sua jaqueta de couro. Ele é humilde na confissão de seus próprios sentimentos. Ele sabe que é um pecador e não um messias, embora ele gostaria de ver o mundo como Jesus vê e assim trazer uma mudança conforme Cristo traria. Jesus se envolveu com os fariseus, festejando com eles e permitindo que eles ungissem seus pés com valiosíssimos óleos. Eles o chamaram de bêbado e fominha como resultado dessa aparente ambigüidade. Ele apenas os amou, sem condená-los, apenas falando sobre a Verdade e o Amor de Deus, acreditando que aquilo iria mudar as pessoas e a sociedade.
Só mais uma coisinha, prometo que não estou sendo injusto. Tara disse, sobre esse momento do show: “foi, sem dúvida, a mais perturbadora experiência da minha vida; senti um banho de água fria”... Existem milhares de crianças morrendo por não ter o que beber ou por falta de remédios e, parece que nem ligamos. Três pessoas possuem mais controle sobre a riqueza do que as 60 nações mais pobres. Existem guerras surgindo, alguns de nós, envolvidos no assassinato de milhares de civis pelas mais dúbias razões. Estamos dizimando a criação do nosso Deus e Pai e isso tem causado as trágicas “catástrofes naturais”. Enquanto Deus se fez pobre, estamos nos esbaldando com presentes e gratificações pelo nosso materialismo doentio e, enquanto isso, pessoas morrem de fome. Apenas 13% dos cristãos na América estão interessados em ajudar a luta contra a pandemia da AIDS/HIV no sudoeste da África. Anti-cristos estão aterrorizando devastando o mundo e a coisa mais perturbadora que temos é uma citação mal feita de um rock star. Deus nos perdoe! Pelo menos, Bono acredita que ele nos perdoará.
(esse texto traduzido poderá ser copiado e distribuído, desde que seja citada o Blog da W4)
Comentários
oi,lí o cometário e achei muito interessante e esclarecedor sobre o assunto: U2 gospel ? Oro para que Deus na sua imensa sabdoria continue a realizar a sua obra pelos meios aos quais Ele ache bom e útil para realização de sua obra que é anunciar Cristo Jesus como único e suficiente Salvador da humanidade. Um forte abraço.
Postado por: paulo henrique almeida da silva | abril 12, 2008 03:25 PM
e bem legal traduzir o texto para os leitores po cara esse negocio dos evangelicos protestarem contra a coexist ta errado...pois mal nao vai fazer...e a forca que tem o bono ele consiguira mudar pelo menos um pouco do mundo
Postado por: matheus | junho 6, 2007 09:00 PM
Olá pessoal,
Dei uma lida no texto e nos comentários, quanta polêmica hein! Acho que o COEXIST do roqueiro Bono Vox serviu mais para pano de fundo de outras questões que sobressaltaram em variedades nos depoimentos, do que na mensagem ou no resultado da mensagem que Bono tinha em mente.
Mas gostaria de repartir minha reflexão com vocês aqui também: coexistir nada mais é do que existir junto, ou ao mesmo tempo, ou ainda conviver. Então o que o roqueiro bradou já existe, nada de novo até aí. Ele apenas se diz defensor da paz entre as religiões, justificando que todos são filhos de Abraão.
É consenso para todos que o mundo jaz afoitamente no maligno. Inocentes morrem todos os dias. Os pobres sempre são subjugados. Ouvimos de guerras e intolerância por toda parte. E isso não vai mudar por causa de um show de rock ou um novo símbolo para defendermos, como muitos estão querendo e fazendo aqui.
Nem o cristianismo mais puro e perfeito conseguiu. Lembram? Jesus foi parar na cruz, por causa do amor que ele demonstrou aos homens que o cercaram. “Dêem a outra face... orem por seus inimigos... lavem os pés um dos outros... sejam servos bons e fiéis... visitem os presos... vistam os nus... alimentem os famintos...”
Jesus mesmo disse que não veio trazer paz ao mundo, mas espada. Verdade! É difícil de compreendermos num primeiro momento, mas o Bono não pode fazer nada para melhorar a paz no mundo. Aliás, toda a paz nascida do mundo não passa e não passará de uma farça.
Se a missão de Cristo foi justamente a de não trazer paz ao mundo, então a comissão da Igreja passa bem por longe disso. Calma, eu explico: esta terra tem muito “senhores” e não dá para servir a todos. O Diabo e seus “anjos” estão por todo lugar apostando em uma nova ordem mundial, num sincretismo (combinação de princípios de vários sistemas) descarado, numa mistura do profano e do sagrado sem precedentes. Vox falou das três maiores religiões, e daí? Quantas outras religiões o mundo tem? Como elas ficarão? São de menos importância?
E nós cristãos sempre caímos no mesmo dilema, polemizarmos coisas secundárias. “Quem não acha assim, tem mente fechada... A igreja está na contramão do que Jesus pregou... O cristianismo não é preconceituoso... A igreja deveria apoiar as pessoas que buscam a paz mundial...” Desculpem a franqueza, vamos dar um basta nisso!
A afirmativa de Bono não passa de puro silogismo. Todos filhos de Abraão, ora então todos têm a mesma origem, o mesmo pai, logo todos são irmãos e devem viver em paz. Que bom se tudo fosse tão simples assim. Que bom se tudo que fizemos no lado de cá não refletisse no lado de lá. Que bom se as guerras fossem apenas as terrenas e não tivéssemos as espirituais. Que bom se dependesse tão somente do homem para a tal paz mundial.
Temos que ter cuidado! Se criticar é fácil, compreender então é muito difícil. Estamos passando (nós cristãos) por dias perturbadores, há uma crítica pesada sobre a igreja, até mesmo os cristãos estão arrotando sobre ela suas mágoas e frustrações. Porque um escritor escreveu sobre a severidade e a falta de graça das igrejas pela qual passou, logo achamos que toda a igreja sucumbiu, o cristianismo está na beira do precipício, ou algo como, salve-se quem puder o barco vai afundar.
Calma, dias difíceis também estão entre os dias felizes. Jesus nos alertou contra os lobos sarcásticos que sairiam do nosso meio e tentariam nos enganar. Descuidados, nós mesmos aplaudimos os “astros” convertidos que “pregam e testemunham” qualquer coisa. Falam de um amor que não corresponde ao seu viver, da justiça que não praticam, e de um cristianismo sem Cristo.
Muitas vezes somos nós quem prejudicamos e atrapalhamos a Igreja do Senhor, e digo a Igreja que não está presa às paredes, aos sistemas teológicos, aos dogmas, mas está sujeita ao Cristo de Deus. Queremos ser Elias para o mundo, queremos botar a boca no trombone. “Olha Deus, todos se profanaram, só fiquei eu, só eu estou resistindo, só eu estou obedecendo, só eu estou com a mente aberta e sã”. Conheço muitos separados (santificados) de Deus, que estão levando a paz e a justiça de Deus, através de Cristo e Sua palavra a muitos corações, sem holofotes, sem glória terrena, sem polêmica...
Vamos parar de nos acharmos e nos vangloriamos, vamos tirar nossa visão dos homens e das coisas deste mundo, vamos apontar para a cruz e ver nela nossa salvação e deixar que ela sirva de pedra de tropeço para os não crentes. Bono é só o Bono, líder de uma banda! Não precisamos dele para saber que o mundo precisa de paz. Não precisamos dele para ensinar o que é verdadeiro cristianismo.
Levemos a paz de Cristo aos homens, as famílias, as nações. Se elas aceitarem então a paz do Senhor permanecerá ali, senão vamos sacudir os pés como testemunhas. “Jesus dá a paz, e dá a paz não como o mundo a dá!”
E só mais uma coisinha. Não somos todos filhos de Abraão, no máximo, somos bentidos por causa da expressão de sua fé. Bono ajudaria mais se gritasse ao mundo que podemos ser todos filhos do Altíssimo por causa de Jesus.
Abraço a todos
Rubinho
rugon@zipmail.com.br
Postado por: Rubenson Gonçalves (Rubinho) | fevereiro 20, 2007 01:53 AM
Oi, Narayane.
Pois é, também fui ao show. Foi ANIMAL, não?
Coexistência é possível, certo?
Abração!
Postado por: Whaner | janeiro 25, 2007 12:38 PM
Oi, Thais.
É isso mesmo, parabéns para o U2 e para todos que acreditam na coexistência das pessoas!
Postado por: Whaner | janeiro 25, 2007 12:36 PM
Sou muito a fovor do Bono,pela bandeira da paz que ele está levantando e tentando unir esse nosso povo tão carente de Deus e amor nos seus corações.Fui ao show do U2em São Paulo em Fevereiro de 2006 e ao sair daquele estádio resolvi que iria tatuar a palavra COEXIST em meu corpo,foi o que fiz...
Tenho muito orgulho do que fiz e não me arrependo nem um pouco!
Postado por: Narayane Ribeiro Nóbrega | janeiro 13, 2007 11:23 PM
Parabéns ao U2 !!
Quem é perspicaz soube compreender a nuance da palavra coexist.
Não que seja o Universalismo das religiões, mas sim as religiões respeitando-se. Afinal coisa que pouco se faz atualmente.
Mais uma vez parabéns U2
Postado por: Thais | janeiro 3, 2007 08:53 PM
Maria,
Será que temos de nos silenciar ou temos de gritar aos quatros ventos: COEXIST is POSSIBLE!
Abraço.
Postado por: Whaner | outubro 18, 2006 03:58 PM
Quem compreendeu a palavra COEXIST silencia, pois já basta o poder da palavra.
Parabéns U2!
Postado por: Maria | outubro 17, 2006 08:03 PM
Pois é, Marco.
A cada dia, fica mais claro a existência de lunáticos em todos os lugares, que não dão valor algum à vida.
Por isso, a mensagem de Paz que o Bono tem propagado é fundamental, num mundo cheio de fundamentalistas...
Abração.
Postado por: Whaner | outubro 9, 2006 06:23 PM
Hoje a coréia explodiu uma bomba atômica no subsolo e gerou uma onda de choque que foi registrada da Austrália... Triste não? Preocupante também... Eu fiquei todo arrepiado ao ler CoeXisT no Show de SP, foi um momento maravilhosamente lindo. Eu acho que cada um na sua, sem abdicar das suas crenças íntimas, pode viver em paz com o 'vizinho'. É possível, temos que acreditar que é possível. Islãos, judeus e cristão podem viver em paz e todas as outras religiões e povos também.
Postado por: Marco | outubro 9, 2006 05:53 PM
Esqueci de dizer, desculpem... mas estive pensando mais...
Bem, quando vemos movimentos em favor da coexistência, da paz, combatendo a miséria, a violência, a desigulaldade, a injustiça, etc, etc, quem queremos ver por detrás deles, que não cristãos?!
Eu acho que o cristão deveria ser o primeiro a levantar-se de dizer "vamos fazer melhor, vamos fazer o que é justo, vamos fazer como deve ser, domo Jesus ensinou."
Mas, de novo, isso não deve ser uma prioridade, mas uma consequência, da prioridade que adotamos.
Se todos os cristãos parassem de priorizar as coisas secundárias, como seria o mundo hoje?!
Acho que bem mais próximo da vontade de Deus...
Acho que ao menos todo o mundo ao menos saberia de Jesus Cristo, prá começar. E teria uma idéia de quem ele foi pelo exemplo dos seus discípulos de hoje.
Também creio, como muitos aqui se manifestaram, que Bono é um discípulo de Jesus, acima de rótulos. O que ele prioriza, realmente não posso dizer... Se ele poderia fazer mais do que faz... talvez... Mas a minha condenação é uma das piores coisas que posso dar-lhe em troca, e uma das mais injustas também.
Realmente Jesus é o único caminho, mas não precisamos brigar por causa disso... Acho que é isso a coexistência que Bono prega, não em uma frase, não em uma faixa, mas com sua vida. O que ele deveria dizer na sua faixa, ou em uma frase... bem... não sei. Mas vou confiar nele, e na mão de Deus guiando-o. Não acho que Bono seja contraditório. Acho que prá quem realmente quer ouvir, ele fala bem claro.
Amei a citação que Alex colocou:
“Ser celebre é ridículo, mas é uma moeda, e vou gastar a minha da melhor forma possível.”
Bono Vox – U2.
Postado por: Carolina Lários da Silva | setembro 29, 2006 03:08 AM
Bem, estive por aqui e peguei a discussão bastante efervecida, já... hehe
A minha opinião, pelo menos por agora, é que sim, coexistência é realmente algo maravilhoso. É um valor cristão, oras. Mas o meu problema não foi com o que o Bono disse, foi com o que ele não disse. Coexistência, por coexistência, não é o suficiente. Hubert me chamou muito a atenção ao questionar "até que ponto a paz é benigna"...
Eu acho que sustentar uma bandeira, seja ela qual for, e por mais louvável, como é a paz, igualdade, etc, etc... dá muito trabalho. tanto trabalho, que eu não sei quando você poderá ter tempo de levantar a bandeira mais importante, a de Jesus. E se você tiver algum tempo, vai ser uma bandeira secundária. Então prá mim o Bono está dizendo "Ãh, eu gostaria muito que houvesse paz. Ah, sim, sou cristão também, mas eu realmente quero a paz mundial...". Oras, ele é uma pessoa que tem voz. Tem visibilidade, tem influência. Se você tivesse influência, e pudesse dizer algo, você poderia usar essa influência e dizer algo que ninguém quer ouvir, uma vez só, e perder essa influência. Você pode dizer algo importante, que conquiste as pessoas, e continuar com a influência, ou você pode totlmete negligenciar essa influência e não dizer nada. Talvez tenham possibilidades outras aí, mas enfim... Fico feliz que Bono não tenha seguido a última linha. Mas o que eu realmente gostaria de ouvir é "Eu sou cristão. Eu acredito que Deus amou tanto este mundo que veio em um bebê. A todos os que não são cristãos, desculpem por quaisquer maldades que fizemos a vocês. Isto é totalmente contra o que cremos, e não deveríamos ter feito. Mas erramos, e esperamos que vocês nos dêem outra chance, de mostrar no que realmente cremos. Aos que são cristãos, por favor, parem. Pensem. Sejam bons cristãos. Não façam guerras. Jesus nunca iria querer isto. Dêem o exemplo, por causa DELE, não por nós. Vamos viver em paz, em nome de Jesus".
Acontece que ele não pode falar as duas coisas e ainda cantar em um único show. O tempo é curto. E eu não sei se ele teria outro show depois disso... mas ainda sim, acho que seria melhor. Memorável, arriscado, sincero, justo, educado. E claro: Jesus em 1º lugar.
Então, e isso não vale só para Bono Vox... eu mesma, por um tempo estive envolvida em um movimento estudantil, político. Ótimo, lindo, bom, louvável. Mas não deve ser a minha prioridade. Nada me impede de participar da vida política estudantil, mas não deve ser a minha prioridade. Eu poderia, sim, dizer para meus outros colegas cristãos estudantes que eles devriam participar do movimento, porque diz respeito a todos, porque não participar é jogar os problemas nas costas de outros, e não é isso que cristãos fazem. E poderia participar como estudante, porque é meu dever cidadão, mas não fazer disto a minha vida... Simplesmente porque eu tenho algo mais importante a fazer; como cristã, minha prioridade é outra.
Eu pequei porque participei do movimento?! Bem, sim. Fui negligente. Mas a graça de Deus também está nos nossos erros. Estar no movimento me pôs em contato com muita gente, e isso é bom. Nem todas sabem que sou cristã, e que Jesus é minha prioridade, isso é ruim. Mas já era, e agora o jeito é eu dizer isso, prás pessoas que eu passei a conhecer. Dá mais trabalho. Mas Deus é justo e fiel, e irá dar outro jeito para o trabalho que eu não aceitei.
O que fazer com Bono Vox?! Eu acho que nós, como cristãos, não deveríamos julgá-lo, prá começar. Não sei em quê isso vai ajudar. Não me ajudou. Foi o jeito que ele encontrou, e eu não sou a dona da verdade, não sei de tudo, não estou na pele dele... E deveria confiar no julgamento dele. Acho que o melhor que temos a fazer é expor nossa idéia, e confiar no julgamento dele. Prá mim, isso é ser cristão.
Por favor, comentem. Esta idéia está sob teste ainda... hehe
Abraços a todos,
Sejam do Deus.
Postado por: Carolina Lários da Silva | setembro 29, 2006 02:18 AM
COEXISTIR É POSSÍVEL!
Postado por: Plinio Vieira | setembro 10, 2006 07:37 PM
Oi, Alex.
Concordo contigo. É triste ver que ainda prevalece o conceito maniqueísta dentro de grande parte da igreja, e isto tem originado distorções no verdadeiro cristianismo... Mesmo que ignorássemos esse lado espiritual, não poderíamos deixar de aplaudir uma pessoa que luta, simplismente por um mundo melhor.
Postado por: Whaner | setembro 4, 2006 09:22 AM
Cara, acho inadmissível aceitar que nos tempos de tanta dor que vivemos, sofrendo em ver tantas crianças morrendo de fome e tiros e etc em decorrência de conflitos religiosos entre outros, alguém tenha a falta de bom senso ou de amor ao próximo suficiente para contestar ou até mesmo julgar atitudes de uma das poucas pessoas que tenta todo dia fazer algo pela paz no mundo como Bono o faz.
Puta, como é triste!!!!
“Ser celebre é ridículo, mas é uma moeda, e vou gastar a minha da melhor forma possível.”
Bono Vox – U2.
Abraços e parabéns pelo trabalho,
Alex Chiarelli.
Postado por: Alex Chiarelli | setembro 4, 2006 09:06 AM
Oi, Jorge Luiz.
Concordo com a sua leitura do que Bono quer dizer através da campanha Coexist.
É incrível como muitos se levantam contra alguém que está pregando a paz num mundo como o nosso, não é?
Abração.
Postado por: Whaner | julho 27, 2006 01:27 PM
Graaande Daniel!
Cara, obrigado pela visita e pelo excelente comentário! Concordo totalmente com você.
Se a Igreja entendesse que a coexistencia foi pregada por Cristo, quando ele nos manda amar nossos inimigos e orar pelos que nos perseguem (Mt 5.43-48) o mundo seria muito mais pacífico... Ou será que a ordenança de Jesus não vale mais para os dias atuais?
Abração.
Postado por: Whaner | julho 27, 2006 01:25 PM
Oi, Dayse.
Primeiro, desculpa pela demora em responder seu comentário.
Algumas considerações: 1. Também sou cristão e acredito que só Jesus é o caminho. 2. A campanha Coexist não significa a unificação das três religiões e sim a convivência pacífica entre elas. 3. Bono nunca afirmou ser evangélico, mesmo por que na Irlanda ser evangélico não tem nenhum significado. 4. A música I still haven't found what I'm looking for não afirma que eles não se encontraram ainda, e sim que eles não encontraram o que andam procurando, o que pode ser resumido em "um mundo onde todas as cores serão uma só". 5. Acho que todos nós temos muito o que aprender sobre o verdadeiro cristianismo...
Abração.
Postado por: Whaner | julho 27, 2006 01:12 PM
Eu creio que o que Bono expressa quando fala sobre o "CoeXisT" é que as três religiões podem conviver em paz. Ele não quer que elas se transformem em uma só, mas que se respeitem. O ruim é que muita gente não interpreta o que o roqueiro quer dizer e se coloca contra uma idéia genial de paz na convivência entre as religiões.
"ALL SONS OF ABRAHAM"
Postado por: Jorge Luiz Bento Pereira | julho 20, 2006 12:24 AM
Afirmar a coexistência como valor relacionado à paz ou como postura contra a irracionalidade das guerras, feitas em nome de Deus, é uma temática relevante.
A história é marcada por separatismos que nem sempre se justificam. Claro que motivos não faltam. Se são válidos, essa é a questão.
Acompanho a carreira musical do U2 há alguns anos, como a de outros músicos que também aprecio.Isso ocorre desde o princípio de minha adolescência, ainda como um não convertido ao Evangelho. Com outros valores. Penso ainda hoje que a sacralização de pessoas (qualquer uma que seja, independemente de sua atuação na sociedade) é nociva porque gera discussões cheias de humores aquecidos em que nem sempre o tema principal é discutido com critério.
Falar da coexistência religiosa num país democrático pressupõe inicialmente a legalidade de práticas de culto diversificadas. O estado é laico e precisa sê-lo para gerir demandas diversificadas que uma sociedade plural comporta. Todavia, quanto à fé cristã, fica claro que o universalismo não condiz com o que o próprio Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai se não por mim."(João 14.6)
O que não me impede de conviver com um familiar, vizinho ou colega de trabalho de maneira civilizada.
Vivemos um instante que ser "politicamente correto" parece ser palavra de ordem, ou o esperado de pessoas públicas (músicos, políticos, líderes religiosos e estadistas). Confunde-se o público e o privado. Na verdade, discute-se o privado em detrimento do que é público e vice-versa.
Apenas para apimentar a questão, se Bono aplicasse outro bordão do tipo: "Masculino, Feminino e Homossexual - todos verdadeiros", ou ainda, "Corinthians, São Paulo e Palmeiras - todos verdadeiros." Como seria discutida a questão? É sabido que no Brasil os choques violentos entre as torcidas instala um verdadeiro clima de guerra nos estádios e nas ruas (vide como ficou a av. Paulista após o final de uma determinada partida ocorrida em 2005).
Quando o ícone é o motivo da discussão e não a questão em si, tendemos aos exageros das declarações acaloradas. Quanto o que importa é suprimir as diferenças, prevalece a lógica do políticamente correto. Quando o assunto é discutido de fato, coexistência não significa conflito, discordância não se transforma em discórdia. Enfim, a orientação da fé de Bono Vox, suas declarações e ações, podem ser discutidas sob outro prisma. Claro que não advogo o universalismo e tão pouco o ecumenismo como caminhos para a paz mundial. Todavia, propagar a fé do Evangelho é meu compromisso não justificando qualquer "ato terrorista" de minha parte. Pelo contrário, o desafio de conviver numa sociedade ao mesmo tempo plural e privatista, afirmando absolutos não sendo o briguento típico aponta para o cumprimento da missão cristã: tendo o coração santificado que sabe dar respostas sábias acerca da esperança que há em mim em meio às vantagens de uma sociedade democrática (afinal, quando Pedro escreveu 1 Pe 3.15, a situação social era outra; os cristãos eram perseguidos e o culto a Cristo ilegal). Não é nosso contexto, não precisamos marginalizar a fé de outros, para fazer prevalecer a nossa. A coexistência é o outro lado da moeda da liberdade de culto, garantida constitucionalmente no Brasil. O que não me impede de discordar solenemente de outras propostas alheias a Cristo. Apenas não justifica hostilidades de minha parte contra as pessoas que divergem dos valores do Evangelho. Não tenho licença para isso diante de Deus e nem da lei humana. A paz não é sinônimo de ausência de diferenças, nem de supressão dos diferentes.
O amor reafirma a verdade, compromissos. Sua legitimidade não faz calar a verdade. Portanto, a paz e amor precisam corroborar com a verdade, não conspirar contra ou sabotá-la. A proposta pacifista de coexistência, atribuída a Bono Vox, pode estar ancorada em verdade ou apenas em publicidade. Cabe a cada um julgar. Fato é que não é preciso Bono Vox falar para legitimar o que é verdade, ou o que é ser cristão. É necessário identificar-se com Cristo e não com Bono. Quando conhecemos tão bem Jesus, fica fácil reconhecer seu caráter no convívio com outro. A marca de qualidade é garantida, certificada e inconfundível.
Postado por: Daniel Dantas | junho 23, 2006 08:58 AM
ate aqui bono não esclarece o que realmente é. em muitos exemplos vistos em show, bono afirma coisas que nao condizem com seus atos.a biblia diz que só devemos adorar só a DEUS, e nenhum outro. então como bono pode querer unificar islamismo, judaismo e cristianismo. são caminhos diferentes.idéias diferentes.nem todos os caminhos levam a DEUS. SO CRISTO leva á Deus.eu gosto muito de bono, sou evangélica, mas não concordo que ele diga ser evangélico.pois o evangelho tem um caminho estreito, árduo,não é fácil assim como se pensa ser.ele é uma pessoa que diz querer se achar, mas ainda não se achou. perceba que uma pessoa genuinamente evangélica, que serve a DEUS, ja se encontrou a muito tempo. nao tenha certeza disso. mas se ele ainda procura por sí...é pq ainda não teve um encontro verdadeiro com CRISTO. Bono tem sede de cristo, como todo pecador tem.ele percebe isso e expressa por meio de suas belas canções, mas a regra de fé e prática é única: só a BIBLIA.Deus diz ainda: nao podemos servir a dois deuses.entao bono ainda tem muito o que aprender sobre o evangelho e a palavra de DEUS.
Postado por: dayse leitao | junho 16, 2006 08:01 PM
Oi, Hubert.
Bom, prá mim, paz sempre será benigna. Quanto ao fato da Grande Tribulação, acredito que se temos a certeza da Salvação, temos que nos preocupar somente em continuar a proclamar as Boas Novas e acredito que a melhor forma de fazermos isso é sendo cristãos relevantes para a nossa sociedade, inclusive lutando pela tão sonhada Paz!
Abração
Postado por: Whaner | maio 23, 2006 01:08 AM
Até que ponto a paz e´benigna? se ao recorremos a bíblia ela fala que antes da grande tribulação haveria 3,5 anos de paz absoluta para só posteriormente a máscara do anticristo cair?Interprete como queira e que Deus o ajude
Postado por: Hubert | maio 7, 2006 10:57 AM
Maurício, concordo com você. Ótima reflexão!
Abração.
Postado por: Whaner | maio 2, 2006 02:46 PM
Estamos vivendo um tempo do qual nunca houve na história da igreja e do mundo, perdemos o interesse por vidas e o amor de muitos quase não se percebe, a apostasia sem precendentes faz parte do nosso dia a dia, acho que o mais importante do que gartar energia ou ficar escandalizado com qualquer coisa, precisamos lembrar que os campos estão ai prontos para grande colheita e não há trabalhadores disponíveis, milhares de vidas estão sendo destruídas e enganadas, cranças sendo sacrificadas, fome por todos os lados, Igreja de Jesus é hora de dar um "Stop" tirar a mascara e lançar mão no arado, o tempo e curto, o ladrão está roubando diariamente e vem com muito mais fúria nestes dias, quem tem ouvidos que ouça o clamor do Espírito Santo por toda a parte.
Desperta verdadeira Igreja de Jesus.
Postado por: Mauricio Pereira do Carmo | maio 2, 2006 01:57 PM
Oi, Patty.
Obrigado pela visita e pelo seu comentário!
Pois é, a incoerência que reina na igreja cristã, principalmente na evangélica, nos dias de hoje, é tremenda. Fala-se muito em amor e que Deus é amor, mas na hora de externar isso, percebemos que muitas vezes não passa de mera retórica... É uma pena...
Li, há algum tempo, o livro Alma Sobrevivente, do Philip Yancey, publicado pela Mundo Cristão e nele encontramos o exemplo de muitas pessoas, inclusive algumas declaradamente não cristãs (Mahatma Gandi) que viveram vidas baseadas no verdadeiro cristianismo.
Acho que hoje, o problema maior da igreja evangélica é a falta de coerência...
Um abraço.
Postado por: Whaner | maio 2, 2006 10:49 AM
Muito bom o texto.Sou cristã da Igreja Presbiteriana e curto muito o U2.desde a 1 vez q vi a atitude de Bono da "Coexistência" compreendi que simplesmente, a mensagem passada era apenas de paz entre as religiões,cada uma com suas individualidades.Que elas pelo menos pudessem coexistir,ou seja,existir juntamente,nada de Ecumenismo.Não tenho dúvidas quanto a fé cristã de Bono,suas letras refletem bem isso...se bem que ja existem na internet pessoas dizendo que Bono seria o anti-cristo..li isso hj..e fikei abismada...pra dizer isso realmente tem que estar aprisionado em pré-conceitos e uma certa ignorãncia em relação as atitudes de Bono.Se for roqueiro que faz músicas satãnicas,reclamam (com razão claro)...quando são roqueiros que exalam em suas músicas ideais cristãos explicitos, são anticristo?!realmente ,não consigo entender o que agrada.Sei de uma coisa..o coro de "Aleluias"no final da turnê Elevation e o salmo 40 na voz de Bono,no final da turnê Vertigo,demonstram que apesar do sucesso mundial,Bono e o U2 dão a glória exatamente Àquele digno de recebê-la:DEUS!!
Postado por: Patty | maio 2, 2006 01:48 AM
Oi, Pri.
É verdade temos de ser sábios para entender as coisas e, principalmente, criticá-las.
Obrigado, pela visita.
Abração.
Postado por: Whaner | abril 25, 2006 10:25 AM
Vim ler, como vc sugeriu no orkut. E como escrevi lá na comunidade um versículo que me veio a mente foi : se possível buscar a paz com todos, ah se esforçar para isso... quando no show o bono começou a dar o recado do coexist... muito crente esperava ver um show gospel, mas não era isso q ia acontecer... e ainda bem q não foi, mas quem souber reter o q é bom de tudo que nos deparamos nessa vida, é sábio !
valeu ...
Postado por: Pri | abril 24, 2006 11:53 PM
Oi, Meire.
Sim, concordo com você que temos que respeitar todo mundo, mas não posso deixar de fazer minha profissão de fé, ou seja, prá mim, existe um só caminho que leva a Deus: Jesus Cristo.
Mesmo assim, isso não me impede de relacionar com pessoas que não pensem assim. Afinal, esse Cristo a quem eu acredito, morreu por todos, sem distinção.
Postado por: Whaner | abril 23, 2006 04:55 PM
O que todas as pessoas devem entender com essa mensagem Bono está querendo dizer que não importa qual seja a religião que todas levam a Deus e que nós devemos respeitar todos os humanos independente de suas religiões.
Postado por: Meire | abril 21, 2006 12:22 PM
OI, Leonardo.
Acho que esse é um problema, não só na igreja, como em todas as áreas da nossa vida (que na verdade é uma só, e não compartimentalizada, como diz o senso comum, mas isso é assunto prá um dos próximos lançamentos da W4 Editora... rs): questionar algo sem embasamento. Puxa, quantas vezes nos damos mal, no trabalho, amizade, igreja, etc. ao termos uma atitude dessa?
Abração!
Postado por: Whaner | abril 20, 2006 05:48 PM
Meu blog estava errado!
O correto é:
www.leonardomarianos.blogspot.com
Abraço!
Postado por: Leonardo Mariano | abril 19, 2006 10:44 PM
Em geral, Whaner, me parece muito bem intensionado o Bono no que se refere ao "coexist", que é o tema abordado, causador da polêmica, e ficou muito claro pra mim que ele é realmente um cristão. Porém, particularmente consigo entender a visão dos que se escandalizaram, porque, infelizmente, parece mesmo que ele está apoiando uma unificação religiosa, fica subentendido. Mas erram em não questionar ou se aprofundar no assunto, simplesmente acham e pronto!Não consigo entender atitudes de repreensão baseadas numa ética cristã pobre. Por isso concordo com vc e implico ser ridículo achar que é um fim-de-mundo uma repetição de palavras, enquanto o verdadeiro fim se mostra ao meu redor (igreja) e às vezes na minha própria comunidade e família. Abraço e muito obrigado!
Postado por: Leonardo Mariano | abril 19, 2006 07:47 PM
Olá, Sergio.
É verdade: Paz na Terra!
Abraço e obrigado pela visita.
Postado por: Whaner | abril 19, 2006 04:21 PM
Oi, Priscilla.
Puxa, é claro que vc pode incluir o texto no seu Blog.
Abração
Postado por: Whaner | abril 19, 2006 04:20 PM
A primeira vez que Bono colocando a tal faixa do COEXIST na cabeça foi na transmissão do show de São Paulo pela TV. Simplesmente achei aquele o gesto nais lindo que um artista como o Bono poderia fazer...Coexistamos! Paz entre os homens!
Postado por: SERGIO HENRIQUE | abril 19, 2006 01:06 PM
Vou tomar a liberdade de postar o link dessa postagem no meu blog, ok? Depois dos shows de São Paulo tive que ouvir de várias pessoas as mesmas coisas que essa menina falou. E tive que, como o autor, mostrar que a questão era mais de língua inglesa do que qualquer outra coisa.
E tem mais, penso que muita gente fica procurando pêlo em ovo, chifre em ovelha. Resolvi, na época, dar o assunto por encerrado. Mas esse texto é tão bom que resolvo abrir as discussões mais uma vez.
Enfim, parabéns!
Postado por: Priscilla | abril 18, 2006 04:25 PM
Grande, Suderland.
Obrigado pelo elogio...
É verdade, amor gera amor... Se mais pessoas acreditassem nisso...
Abração e fique com Yahweh você também.
Postado por: Whaner | abril 18, 2006 01:09 PM
E ae, Eduardo.
Falou e disse!
Abração.
Postado por: Whaner | abril 18, 2006 01:07 PM
Oi, Catia.
Legal que você leu o livro.
E não é que o pessoal é craque em falar daquilo que não sabe... rs...
Abração.
Postado por: Whaner | abril 18, 2006 01:06 PM
Oi, Rafael. O texto é bem legal, mesmo... Pois é, preconceito é uma das coisas mais distantes do verdadeiro cristianismo.
Abração
Postado por: Whaner | abril 18, 2006 01:05 PM
Caro Whaner,
Vim aqui lhe dar os meus parabéns tão bela tradução e pela forte mensagem que fizeste chegar aos olhos de muitos. Parabéns, amor gera amor... continue cultivando essa semente que estarás contribuindo para a obra do Senhor e salvador.
O Bono não se declara messias, não se declara rei ou qualquer outro título honroso, ele apenas diz ser um roqueiro pecador procurando distribuir o que ele recebeu de graça... o AMOR de Cristo.
Um grande abraço e fique com YAHWEH!
Postado por: Suderland Guimarães | abril 18, 2006 12:57 PM
Porventura, não disse Jesus "Ide por todo o mundo, e pregai o Evangelho à toda criatura?"
E porventura não foi o excesso de zêlo que fez os fariseus acreditarem que Jesus tinha demônios porquê curava nos sábados?
Onde Deus permite preceitos religiosos acima do amor ao próximo? Quem faz-se Judas Iscariotes, o que busca a própria salvação ou o que se sacrifica em nome do amor? (In the name... of love!)
É preciso deixar de ser medroso e superticioso, e confiar mais naquilo que Jesus falou antes do Ide: "Todo o poder me foi dado nos céus e na Terra".
Deus seja louvado. U2 for Jesus.
Postado por: Eduardo Zechini | abril 18, 2006 02:37 AM
Whaner, Achei ótima sua tradução, eu li o livro "WALK ON", Stockman, sabe muito sobre a fé do Bono.
Para mim desde a 1ª vez que vi no video de Chicago, ,a Intenção do Bono na faixa "COEXIST",nunca gerou nenhuma dúvida, sempre foi muito claro o sentido de irmandade dos seres, independente de religião, em momento algum, pensei na dúvida em relação ao cristianismo....Parabéns por nos proporcionar esta leitura.
Postado por: Cátia | abril 18, 2006 01:40 AM
Whaner, muito legal de sua parte traduzir todo o texto e digitar pra gente. O Stockman em tudo. E o "COEXIST" do Bono é sim a melhor saída pra tudo no mundo. Um mundo sem preconceitos seria 50% melhor, com certeza.
Postado por: Rafael Rodrigues | abril 17, 2006 05:31 PM